infraestrutura

Obras de drenagem na Avenida Borges de Medeiros estão 60% concluídas

Roberto Espírito Santo

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedro Piegas (Diário)

Os serviços da macrodrenagem na Avenida Borges de Medeiros prometem resolver os problemas de alagamentos da  importante via da zona norte de Santa Maria. As melhorias, tão aguardadas pelos moradores, envolvem a drenagem pluvial, asfaltamento e sinalização. Até o momento, os serviços já avançaram em torno de 600 metros nas escavações e estão 60% concluídos. São cinco quadras entre as ruas Helmut Kinis e Fernandes Vieira.

A administração municipal investe R$ 2 milhões. O serviço, que começou em  22 de outubro, terá a conclusão da macrodrenagem em 120 dias, segundo o Executivo. Conforme a prefeitura, as empresas vencedoras da licitação para realizar a obra estão atuando de forma conjunta. Isto impacta no trânsito daquela região, com o tráfego intenso de caminhões. Também são feitos desvios, e o trânsito de veículos na Borges é parcial. 

Obras de reparos no viaduto da Faixa Velha estão na reta final

O aposentado Mauri Altíssimo Padoin, de 79 anos, é morador da Borges de Medeiros desde 1960. Para ele, as melhorias "são fora de série". Ele comemora o fim das alagações na rua. Segundo ele, a água acabava invadindo a casa de alguns moradores em dias de chuva intensa.

Programação do Viva o Natal 2020 segue com lives e desfile do trenzinho

A orientação é para que os serviços causem o menor transtorno possível, mesmo com bloqueios parciais que estão acontecendo nas ruas. Em função disso, a Coordenadoria de Trânsito pede atenção redobrada aos motoristas ao trafegar pelo bairro já que ainda há outras duas intervenções em andamento: uma no entroncamento com a Rua José Barin, na obra da Avenida Dom Ivo Lorscheister e o desassoreamento do Arroio Cadena, que começa na Avenida Borges de Medeiros e que subirá até a sanga da Vila Carolina.

TRÂNSITO
Para melhor orientar os motoristas sobre as alterações em função das obras, os funcionários da Secretaria de Mobilidade Urbana fazem adequações na sinalização viária em trechos do Bairro Carolina. Na Rua Pedro Álvares Cabral, no cruzamento com a Rua Marechal Rondon, está proibido o estacionamento de veículos ao longo de 20 metros no sentido Centro-Bairro, facilitando a conversão de veículos de grande porte.

TRANSPORTE COLETIVO
Como o bloqueio total ocorre na Avenida Borges de Medeiros, entre as ruas Fernandes Vieira e Rafael Real, os usuários do transporte coletivo devem estar atentos às mudanças nos itinerários. A linha no sentido Centro-São João/Km 2 segue pelas ruas Fernandes Vieira, Almirante Barroso, Olegário Mariano, Padre Manuel da Nóbrega, Ennio Brenner, Cruzeiro do Sul e Paraguassú e depois segue pelo itinerário normal. Em relação a linha Km 2- São João-Carolina, o itinerário é pelas ruas Almirante Barroso, Fernandes Vieira, Pedro Álvares Cabral e Rafael Real. Já para os usuários do Bairro Carolina, o transporte coletivo no sentido Bairro-Centro é: ruas Marechal Rondon, Pedro Álvares Cabral, Fernandes Vieira e Avenida Borges de Medeiros. Os desvios seguem nos próximos dias conforme a obra for avançando.

Uma das últimas etapas da obra, ainda sem data para iniciar, é a redução da largura das calçadas para serem colocadas vagas de estacionamento para acesso ao comércio local.

Obras na Borges de Medeiros

  • O que está sendo feito: drenagem pluvial, pavimentação asfáltica e sinalização
  • Valor: R$2.072.768,65
  • Prazo estimado: de 6 a 8 meses


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Agências oferecem vagas de emprego e estágio na região Anterior

Agências oferecem vagas de emprego e estágio na região

Próximo

Prefeitura restringe horário de abertura de restaurantes e bares

Geral